Controle Financeiro - Dicas - Conhecendo Minhas Despesas #1

Vocês pediram e agora eu to determinada em atender o pedido de vocês, vamos do começo né? Como eu "Como Comecei a controlar minhas despesas, e porque?"
.
     Eu e o Rapha fomos morar sozinhos em 2011, eu estava com 18 anos e ele com 20 anos, nós dois trabalhamos com nosso pais, empresa familiar, no começo não tínhamos controle, pois a empresa pagava a maioria de nossas contas, não entrava o dinheiro na nossa conta corrente para despesas. 
     Até que em 2012 começamos a receber e pagar pelas nossas contas, e ai a loucura começou de vez, UM DOS MAIORES MOTIVOS DE BRIGAS ENTRE CASAIS É FINANCEIRO. Eu sempre achei que eu nunca conseguiria, ser alguém com controle seja de qualquer coisa na vida, eu sou super bagunceira, e sempre desistia no meio do caminho de tudo o que queria fazer, mesmo se algo estivesse dando certo.
          As briga começaram a ficar insuportáveis juro, chegamos até a terminar, porque era algo muito rotineiro as brigas em relação ao financeiro, contas em atraso, cobranças e nós pagando cada vez mais juros, sobre tudo. Quem conhece o Raphael sabe o quanto ele ODEIA isso! Consequentemente gastando horrores com coisas desnecessárias, vivendo completamente no escuro.
           Minha maior dificuldade quando pesquisa sobre controle financeiro era separe suas despesas entre "despesas fixas" e "despesas variáveis" isso já me dava um nó na cabeça e ai eu já desistia, porque eu nunca conseguia separar corretamente. Esperei acabar o mês de Janeiro que eu havia tentado começar, no começo do mês de Fevereiro, eu tirei um extrato mensal do mês anterior, fiz uma planilha conforme o extrato fui lançando e nomeando cada débito, entrada na conta. Quando terminei, o choque foi MUITO grande, gastavamos MUITO com besteira, juro, me choquei tanto que cheguei a ficar triste. 
           Ao mesmo tempo as coisas clarearam muito, um mês estava se iniciando, então eu já comecei a preencher a planilha de Fevereiro lancei as contas que recebíamos todos os meses (as famosas despesas fixas), luz, condomínio, escola do Muri, salário de cada um, diarista e o que iriamos poupar, entre outras coisas. 
            Em Fevereiro me dediquei MUITO a esse controle, todos os dias que usávamos o cartão de débito eu entrava na planilha e lançava, é assim até hoje, todos os dias eu batia e bato ainda hoje o valor do extrato com a planilha. Como nela tenho lançado todos os valores de despesas até o final do mês, consigo ver com antecedência em caso de qualquer dia a conta vá ficar negativa e remanejar com antecedência os pagamentos. 
             As provisões lançadas nunca vão bater corretamente, até porque as contas mudam de valores as variáveis, conforme o seu consumo. As contas fixas não mudam, então nelas temos que nos focar e lançar sempre corretamente. Não bater a provisão não significa que você errou. 
            A real intenção do CONTROLE FINANCEIRO, é saber onde estamos gastando nosso dinheiro, e onde nós podemos melhorar. Com o Controle Financeiro, MUITA coisa mudou por aqui, comecei a estudar o assunto e estudar é o melhor caminho para se aprimorar nesse assunto, hoje temos diversos perfis no Instagram maravilhosos que falam sobre Vida Financeiro, canais no Youtube super legais. Eu sigo vários e procuro me aprimorar todos os os dias.  



             Depois dessa história toda, vamos as dicas? Por tudo que contei vocês já conseguiram identificar acredito.

             DICA  1 -  Faça um lista com metas para o ano de 2019, nela inclua sonhos a longo prazo, comprar casa, comprar carro, comprar casa na praia e etc. Sonhar não tem limite. 
             DICA  2 - Pegue um extrato mensal do mês anterior, e faça uma planilha lançando conforme o extrato e identificando cada despesa.
             Não se preocupe logo de cara com "despesas fixas" e "despesas variáveis" assim que você fizer esse controle pelo extrato vai conseguir identificá-las com mais clareza. 

             DICA  3 - Faça a provisão das mesmas despesas lançadas no mês anterior, para o mês atual, lançando todas as despesas que você paga todos os meses, você vai ver a diferença de valores.
             DICA 4 - Tenha FOCO, não desista no primeiro fracasso, ou erro. Eu errei muito nos primeiros meses, se comprometa em preencher aquele controle sempre que usar o cartão de débito da conta ou for data de vencimento de contas, ou de recebimento de salário e etc. 
             DICA 5 - Envolva o seu parceiro nesse controle, envie sempre que possível, uma foto, a planilha das despesas mensais e trabalhem juntos para que tudo corra como previsto, ou até melhor. Conversem sobre soluções e nunca sobre problemas. Insistir um pouco, é sempre bom, por aqui rolou muita insistência para que ele entrasse nessa comigo, e o negócio começou a melhorar quando ele viu os benefícios desse CONTROLE FINANCEIRO. Começamos a investir, e guardar mais grana, porque começamos a pensar onde estávamos gastando nosso dinheiro.

Espero que tenha clareado um pouquinho para vocês, sobre vida financeira.
No nosso instagram eu vou deixar todos os perfis que eu AMO seguir e que eu estudo e me inspiro muito sobre Vida Financeira. Segue a gente @camilagcamargo

             

Comentários

Postagens mais visitadas