Pular para o conteúdo principal

Dicas de primeiros socorros para ferimentos na pele

Quedas, tropeções, arranhões e cortes marcam presença no dia a dia de todos, principalmente de quem tem crianças em casa, como dizem é maior teste cardíaco que existe. Gente, preciso contar para vocês que o primeiro ano do Muri, foi um dos piores meu Deus, pensa em um menino que caia e principalmente batia cabeça, joelho, tudo, cada dia um corte diferente. 
Pela frequência em que ocorrem no ambiente doméstico, muitas vezes as pessoas deixam de tomar os cuidados necessários para cuidar de machucados e ferimentos na pele. Dependendo do tipo de lesão, ela é classificada de diferentes maneiras que vão desde pequenos cortes que afetam apenas os vasos sanguíneos capilares até lesões mais profundas, que afetam veias e artérias. Todos, independente da gravidade, precisam ser avaliados com atenção.   
Recebi na semana passada da Merthiolate algumas dicas de como tratar ferimentos, Merthiolate é  indicado para a assepsia da pele e de feridas de pequenas extensões: 

1 - Cortes simples
As pequenas lesões na pele que costumam afetar apenas pequenos vasos capilares são muito comuns. Para cuidar da forma adequada, primeiramente deve-se lavar as mãos com sabonete e água corrente. Com as mãos já limpas, o ideal é lavar também a ferida com água e sabonete, de preferência neutro. Em seguida, aplique um antisséptico como Merthiolate para eliminar bactérias e prevenir infecções e, se necessário proteja o ferimento com gaze ou outros curativos.

2 - Hemorragia venosa
É quando o corte atinge alguma veia ou vaso maior. Neste caso, os sangramentos costumam ser lentos e contínuos.  É necessário estancar o sangramento com alguma toalha, gaze ou pano limpo. Procure um médico para avaliação do ferimento e necessidade de dar pontos. 


3 - Lesões arteriais
Sangramentos intensos ou em jato podem ser sinais de lesões arteriais, por isso, deve-se procurar um pronto-socorro com rapidez. Apenas um médico pode retirar corpos estranhos perfurantes presos na pele, pois muitas vezes esses objetos estão impedindo um sangramento maior e sua retirada pode lesionar ainda mais a região. O mais indicado nestes casos é manter a calma é procurar um pronto-socorro imediatamente. 


4 - Infecções
Caso haja sinais de infecção, um médico deve ser procurado para o tratamento adequado com o uso de antibióticos. A presença de secreções grossas e de cor forte, aumento da temperatura na ferida, vermelhidão, calor, inchaço ou pus podem ser sinais de que algo não está correndo bem na cicatrização. Também se deve ficar atento à existência de febre ou mal-estar. 

cid:image002.jpg@01D18F4C.FE93A370 
Referencias consultadas:
Integridade da pele e cuidados das feridas. In: Potter P. Fundamentos de enfermagem. 8 ed. Elsevier Brasil, 2014. p. 1204-1261.
Bula do produto: Merthiolate.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu tenho um super-herói!

Uma noite dessas, o Murillo foi nos seus brinquedos e achou um óculos que ganhamos em uma festa, colocou e falou assim:  - Agora eu sou um super-herói!  E foi assim que surgiu o texto de hoje "Os super poderes do meu super-herói!" Ele tem o poder de me deixar feliz com um sorriso.  Ele tem o poder de fazer o meu coração explodir de felicidade. Ele tem o poder de me deixar a noite toda acordada quando quiser. Ele tem o poder de dormir na minha cama todos os dias que quiser. Ele tem o poder do amor incondicional. Ele tem o poder de fazer o melhor carinho do mundo! Ele tem todos os poderes do mundo para fazer da minha vida melhor, todos os dias, a cada gesto ou descoberta nova, desde que chegou só trouxe coisas boas para nossas vidas. Tudo ganhou mais cor e a vida voltou a ser como é para uma criança, uma história só com coisas boas, aprendemos a tirar de cada situação ruim as coisas boas. Esses são os super poderes do filho super-herói.♥ Quem também tem um sup

Inspirações Festa Mickey - Para imprimir♥

Sou super suspeita para falar, eu amo o Mickey. Mas confesso, que jamais tinha pensado em fazer uma festa para o Murillo nesse tema. Então que eu fui procurar algumas ideias e gente, quanta coisa linda, uma mais linda que a outra! Salvei várias! Mas fiquei com um sentimento de quero mais...então talvez vocês encontre um segundo post desse aqui em breve.   Convites♥  mesa do bolo♥ docinhos♥ detalhes♥    chapéu personalizado.   detalhe no guardanapo e suco personalizado centro de mesa♥  lembrancinhas♥ para imprimir♥ Imagens:  Pinterest  E ai mamães quem vai fazer a festa do baby do Mickey?  Eu amei e com certeza vou ter que fazer para o Muri. rs♥  

Algumas Dicas Sobre o Relacionamento com Filhos.

Converse sempre com seus filhos. O diálogo sempre foi e sempre será a melhor saída para as negociações de conflitos.  D ivirtam-se juntos. Planejem passeios ou atividades em família como: assistir a um filme ou a uma peça de teatro, ir à banca de revistas, fazer um piquenique, caminhar em um bosque, programar viagens, entre outras possibilidades. A atividade a ser realizada ou o destino do passeio não são os mais importante. O que importa é estar juntos, é dedicar tempo e atenção, é apreciar a companhia uns dos outros. Faça elogios aos outros. Parabenize sempre que o outro conseguir uma vitória, conquistar uma atitude, apresentar um comportamento adequado e esperado, como usar o banheiro sozinho, lembrar-se de guardar brinquedos sozinho entre tantas outras conquistas dos pequenos.  Diga sempre "eu te amo". Nunca é demais externar sentimentos. Escute as pessoas com tranquilidade e com coração sempre aberto, mesmo que não concorde com o ponto de vista delas. Saiba argumen