featured

Leitura Divertida!

09:45

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. 

Hoje vamos falar sobre os benefícios da leitura e como tornar esse hábito divertido! Quando temos esse hábito adquirimos cultura, passamos a escrever melhor, temos mais senso crítico, ampliamos nosso vocabulário o que reflete diretamente no desempenho escolar dos pequenos. Por isso, é extremamente importante ter contato com os livros desde os primeiros meses de vida. Porém, atualmente com o mundo cheio de recursos tecnológicos tornar esse afazer um hábito não é uma tarefa fácil, mas vamos dar algumas dicas para tornar a leitura não apenas um hábito, mas uma diversão para as crianças.

1º Dica - O exemplo dos pais é fundamental, somos os espelhos dos nossos filhos. Eu sempre li muito, além dos livros da faculdade eu sempre tive o hábito de ler, pois sempre vi os meus pais lendo muito. A Nanne tem o mesmo hábito, pois ela segue o exemplo!  “Pais leitores terão mais facilidade para criar o mesmo hábito nos filhos”, afirma Gislene Gambini, proprietária da livraria Novesete, em São Paulo.

2º Dica- Tenha livros em casa! Seja em uma estante, ou dentro de uma caixa, em cima da cabeceira da cama, não importa. Mas tenha livros apropriados para a idade do seu filho pela casa. Uma dica bem legal para as crianças, é a leitura na hora que vão usar o troninho, deixe alguns livros no banheiro.

3º Dica - Faça passeios culturais, bibliotecas, livrarias, e outros espaços relacionados, onde a criança possa ler e brincar. Assim, ela vai associar a leitura ao prazer. Sensação que, certamente, irá influenciar a relação com os livros pelo resto da vida. Quando as crianças estão um pouco maiores, é importante aqui que elas tenham autonomia de escolher os seus livros, então deixe-as sozinhas para que eles possam explorar as prateleiras e corredores. 

4º Dica - Leia com o seu filho! Quando ainda pequenos leia, mas também deixe os ler, mesmo que ainda não alfabetizados deixe que ele conta as histórias a sua maneira, permita que ele use a imaginação! Quando maiores permita que eles leiam para você, além de se sentirem independentes nessa hora eles perdem a vergonha da leitura em voz alta, o que é muito importante da convivência escolar. 


5º Dica - Adicionar textura a um livro de imagens! Você pode utilizar uma pistola de cola quente para fixar um material que é apropriado. Por exemplo, colar uma bola de algodão para as ovelhas. Como você está lendo o livro, vai incentivar a criança a tocar nas ovelhas e o que sente (por exemplo, macio, fofo etc.). Anexar textura em um livro pode ser muito útil para enriquecer a leitura, dando mais informações sobre os personagens e os contextos, aumentando a memorização da história. 

6º Dica - Usar recursos visuais e adereços. Hoje em dia muitos livros infantis já vem com adereços para acompanhar a história, mas se não possuir não há problemas, use uma miniatura de animais presentes no livro ou objetos que os personagem usam ou têm contato. Uma vaca que gostava de cozinhar no livro pode ser representada por um bicho de borracha e você pode incrementar com utensílios da cozinha, uma panelinha e uma colher de pau. Ao usar essa estratégia você ajuda a criança a recontar a história e a trazer os objetos que estão ao redor dela em um contexto diferente. Sentir e manipular os recursos visuais e/ou adereços, enquanto você lê a leitura do livro da história pode ajudar a tornar tudo mais rico e envolvente.

7º Dica - Reproduza os sons dos elementos do livroComo você está lendo o livro, você pode incentivar a criança a criar os sons das ações do livro. Os sons estão difícil para a criança fazer? busque brinquedos que reproduzam esse som ou outros elementos da casa. Incentive continuamente a criança a a imitar os sons, mesmo que eles não não se aproximem do pretendido, o que vale é a participação, o envolvimento! 
8º Dica - Mexa-se!! Ao ler um livro se levante e imite certos movimentos. Se o personagem do livro está na natação, imite uma pessoa nadando. Se o personagem está saltando, salte! Incentive a criança a também fazer. 
9º Dica - Crie o momento da leitura durante o dia, quando pequenos deixe-os com os livros por alguns momentos só para folhear, ver as imagens. Quando mais velhos estipule um determinado horário de acordo com a idade para que as crianças leia todos os dias. O momento da leitura sozinho é muito importante. Antes de dormir, ou em outro momento, leia junto com seu filho, com os pequenos peça que ele escolha o livro que mais gostou durante o dia para lerem juntos. Quando mais velhos peça que conte o que ele leu durante o dia e explique o que ele entendeu. 
10º Dica - Livros infantis são muito caros, sim, infelizmente o acesso a cultura é bem caro no nosso país. Mas isso não é desculpa para não ter livros em casa! Em todo o país temos muitos sebos que vendem livros usados em bom estado. Faça troca com os amiguinhos do condomínio, da escola, com os parentes. Depois da leitura de um livro é muito bacana que haja a troca desse livro, além de estimular a criança a dividir e economizar ela tem a possibilidade de contar o que achou do livro para outra pessoa. 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pela visita!