Pular para o conteúdo principal

Como ensinar a criança a pedir desculpas?

"Peça desculpas agora!"



Quem nunca forçou ao filho(a) a pedir desculpas após um mal comportamento que atire a primeira pedra, risos. Mas será que essa atitude está correta? Essa "punição" quase nunca é sincera! Temos que lembrar que nossos filhos não aprendem o real sentido de desculpar-se só porque você o forçou a fazer!  

Você já reparou no rosto do seu filho quando você toma essa atitude? Normalmente é um rostinho irritado, mau humorado que abafa um apressado "desculpa" sem sentido. A criança acaba não entendendo a gravidade de sua atitude, e pior, fica ainda mais irritado. E esse comportamento fica propenso a repetição já que ele não entendeu de fato o porque está pedindo desculpas. 


Isso não significa que o pedido de desculpas não deva acontecer. Porém ele pode ser acompanhado de alguma ponderação e autoavaliação. Quando você se deparar com alguma atitude negativa do seu filho, antes de se exaltar forçando-o a pedir desculpas, acalme-se e explique que a sua atitude ou comportamento não está correto. Por exemplo, quando uma criança lhe agride fisicamente, ao invés de dizer "Não pode, peça desculpas" tente explicar que a atitude de bater não é legal, porque pode machucar fisicamente e também emocionalmente. Explique o que está sentindo com a atitude dele, descreva especificamente o que a atitude dele causa.

Se com essa atitude a criança consegue entender que fez algo errado e que está arrependida, deixa-a pedir desculpas. Caso contrário, perceba que ainda está irritada, diga que entende que ela está chateada e que ainda não está pronta para pedir desculpas. Deixe a sentada por um tempo separada da situação, sozinha e peça que reflita sobre o ocorrido, compreenda o porque precisa pedir desculpas, e peça que lhe procure quando estiver pronto para pedir desculpas. Quando ela lhe procurar seja gentil, olhe nos olhos, use uma voz calma, explique novamente porque a atitude dela foi errada, abrace-a e ponto! Não fique revivendo o conflito novamente, porque se não ela não entender o porque de pedir desculpas, ela já se mostrou arrependida e ainda assim está sendo cobrada. Esse processo é mais significativo, valoriza a "vítima", cria um canal de diálogo entre pai e filho, e principalmente educa a criança, ela pode refletir sobre seu comportamento assumindo a real responsabilidade de seus atos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu tenho um super-herói!

Uma noite dessas, o Murillo foi nos seus brinquedos e achou um óculos que ganhamos em uma festa, colocou e falou assim: 
- Agora eu sou um super-herói! 
E foi assim que surgiu o texto de hoje "Os super poderes do meu super-herói!"


Ele tem o poder de me deixar feliz com um sorriso. 
Ele tem o poder de fazer o meu coração explodir de felicidade.
Ele tem o poder de me deixar a noite toda acordada quando quiser.
Ele tem o poder de dormir na minha cama todos os dias que quiser.
Ele tem o poder do amor incondicional.
Ele tem o poder de fazer o melhor carinho do mundo!
Ele tem todos os poderes do mundo para fazer da minha vida melhor, todos os dias, a cada gesto ou descoberta nova, desde que chegou só trouxe coisas boas para nossas vidas. Tudo ganhou mais cor e a vida voltou a ser como é para uma criança, uma história só com coisas boas, aprendemos a tirar de cada situação ruim as coisas boas.

Esses são os super poderes do filho super-herói.♥


Quem também tem um super-herói por ai?  É tudo iss…

Começando com as Vitaminas!

E mais uma da Consulta com o Pediatra no dia 08/01. Murillo está abaixou do peso e do tamanho para sua idade, bem assim na lata, ele não está MUITO abaixo do peso, mas já é uma margem a se considerar e não é porque ele não come, é porque ele não para o moleque é ligado no 220w, vocês não tem noção.  (Bem lembrado, esqueci de falar isso para o pediatra!)

Ele não para 1 minuto, nem para comer, eu tento, mas sempre sou eu que to correndo atrás para comer, pedi tudo o dia todo, fruta, leite, bolacha TUDO, adora legumes e verduras, ama comer seu alface só com um salzinho e adoro ficar beliscando uma maçã, um morango, ele é louco por BANANA, adora vitamina e tudo o que for comida. Nunca rejeitou nada, como super bem, acorda toma mamadeira, e depois de 1 hora come umas frutinhas, almoça, dorme, toma uma lanchinho a tarde, e mais fruta, mais bolacha, janta, mamadeira e dorme. Não vejo porque ele não engorda, deve ser pelo o que eu comentei, que ele não para 1 minuto se quer.  

E então já que el…

Inspirações Festa Mickey - Para imprimir♥

Sou super suspeita para falar, eu amo o Mickey. Mas confesso, que jamais tinha pensado em fazer uma festa para o Murillo nesse tema.
Então que eu fui procurar algumas ideias e gente, quanta coisa linda, uma mais linda que a outra! Salvei várias!
Mas fiquei com um sentimento de quero mais...então talvez vocês encontre um segundo post desse aqui em breve. 

 Convites♥




 mesa do bolo♥



docinhos♥







detalhes♥  
 chapéu personalizado.
detalhe no guardanapo e suco personalizado

centro de mesa♥