2015

Brincadeiras para os dias de chuva

11:51

Em dias chuvosos é bem complicado entreter as crianças. Elas enjoam dos brinquedos, videogames, ficam entediadas, tudo é motivo para ficarem agitadas e birrentas, e quando a mais de um, brigam entre si! É super complicado, então para descomplicar selecionamos algumas brincadeiras bem divertidas para as crianças nos dias de chuva!



1 - Banho de chuva

Nem sempre podemos permitir essa brincadeira, há riscos de raio, se estiver ventando muito a gripe e o resfriado são quase certos, porém, se seu filho nunca experimentou esse prazer, chegou a hora. Chuva foi feita para tomar banho, se molhar, pular em poças e beber as gotas que caem diretamente do céu. É só preparar o banho quente, toalhas felpudas e um chocolate quente com biscoitos depois.





2- Tênis com balão
Já imaginou jogar tênis dentro de casa com o seu filho? Se você pensou na falta de espaço, ausência de raquetes ou na bolinha batendo em móveis e quebrando enfeites, foi o caos instalado. Mas existe uma solução. Troque a bolinha de tênis por um balão e faça as raquetes colando palitos de picolé na parte de trás de pratinhos descartáveis. Afaste a mesinha de centro e joguem na sala ou arrisquem sobre a mesa de jantar, como se fosse pingue pongue.


3- Jogo da velha gigante
Monte um tabuleiro de jogo da velha no chão usando fita crepe. As peças do jogo não precisam ser X e O, apenas dois tipos de brinquedos ou objetos de cores diferentes. Use a criatividade e pinte 10 copos de papel com dois tons de tinta guache, 5 para cada time. Ou você pode fazer o time das meninas contra os meninos, usando as bonecas como peças para as meninas e os carrinhos para os meninos, por exemplo.





4- Limpando a casa
Já pensou em começar a ensinar as crianças a colaborarem com as tarefas de casa? Um dia chuvoso é perfeito para descobrir como limpar a casa e arrumar a bagunça com a ajuda das crianças. Talvez não fique exatamente limpo ou arrumado, mas é um bom começo. No site Cleanipedia tem algumas dicas sobre como transformar as tarefas domésticas em jogos e brincadeiras.
http://www.cleanipedia.com.br/pt/economia-dom%C3%A9stica/como-transformar-as-tarefas-dom%C3%A9sticas-em-jogos-de-limpeza-para-crian%C3%A7as-

 


5- Pista de Corrida com fita adesiva
Para as crianças fãs de Hot Wheels, faça uma pista de corrida dentro de casa com fitas adesivas de plástico colorido, inventando curvas e retas à medida que contorna os obstáculos (os móveis da casa). Você pode aplicar as fitas sobre o carpete ou sinteco, e removê-las facilmente depois que a brincadeira acaba.Obs: Evite fitas crepe e aquelas que tem cobertura de papel: elas deixam resíduos difíceis de remover. Se tiver dúvidas, faça primeiro um teste com um pedaço pequeno.
Sugestões: com livros e outros objetos, pode-se criar obstáculos na pista, tais como túneis, pontes, etc. Também se pode criar um jogo de corrida numerando-se algumas casas e determinando o número de passos por dados. Uma opção para as meninas é a amarelinha com a mesma fita! 


                        


7- Pintura nas janelas
Já viram as canetas especiais para vidros? Para os dias chuvosos são muito bacanas, solte a imaginação junto com os pequenos e deixe o dia mais alegre! Mesmo que haja chuva lá fora mostre que há muita alegria dentro de casa!  




7- Jogos de tabuleiro
Com certeza esta é a atividade perfeita para dias chuvosos! Certifique-se de que você tenha um estoque de jogos de tabuleiro variados – de estratégia, compras e vendas, quizz e mímicas, por exemplo. Se você tem filhos de diferentes idades, melhor ter à mão opções para todas as fases. 




8- Livros de colorir
Sim, você pode deixar os dias cinzentos mais coloridos! Uma tarde de pinturas é diversão para todas as idades. Tenha uma variedade de livros de colorir, giz de cera, lápis de cor, tintas e pincéis para garantir uma deliciosa atividade. E se não tiver nada na “livraria” da casa, você pode encontrar opções na internet, como esta versão de Animais e seus habitats.



9- Quebra-cabeça
Também é bom manter em casa uma variedade de quebra-cabeças para todas as idades, com diferentes níveis de dificuldade. Eles são uma ótima maneira de unir famílias e praticar um pouco de resolução de problemas.





10- Maratona de filmes
Um dia chuvoso é a perfeita oportunidade de mergulhar numa pilha de filmes, fazer pipoca e se aconchegar com os pequenos. Você pode até mesmo ter um tema para o dia: filmes de animais ou aventuras, por exemplo.


 


11- Artesanato
Reúna todos aqueles elementos de artesanato e sucatas que você tem em casa e veja o que você pode criar! Limpadores de cachimbo, gliter, cola, palitos de picolé, argila, tinta, rolos de papel higiênico, potinhos de iogurte e restos de tecido: tudo o que você tiver à mão. Eles rendem brinquedos e brincadeiras divertidas.



12- Brincando de chef

Vá para a cozinha com o seu filho e reserve ao menos uma hora para a brincadeira. Deixe-o colocar os ingredientes, mexer a massa e pôr na assadeira. Ele vai se orgulhar quando vir o resultado do prato que ajudou a preparar.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pela visita!