Pular para o conteúdo principal

Mudanças no passaporte das crianças


A Polícia Federal realizou algumas alterações no Sistema Nacional de Passaportes. Dentre as mudanças, vamos falar especificamente sobre a inclusão da autorização de viagem para menores de idade no próprio passaporte.

Antes, o menor para poder viajar internacionalmente desacompanhado ou com apenas um de seus genitores, precisava exibir uma autorização impressa com firma reconhecida para cada viagem.
Agora, com as novas mudanças, os responsáveis podem optar, no momento da emissão passaporte, pela inclusão da autorização de viagem na página de identificação do passaporte. Esse sistema é OPCIONAL, os pais que quiserem podem manter a autorização tradicional a cada embarque para fora do país.

Como funciona essa autorização? É muito simples! Os responsáveis podem escolher duas opções:

  • Autorizar o menor a viajar com apenas um dos genitores, indistintamente;




  •  Autorizar o menor a viajar com apenas um dos genitores ou desacompanhado.


Essa escolha é feita na hora do preenchimento dos documentos no site da Policia Federal. Feita a escolha, quando for imprimir a guia GRU e o protocolo virá junto o formulário semi-preenchido com o nome do genitor 1 e o nome do genitor 2 (os campos não preenchidos, devem ser preenchidos à mão).

Após a inclusão dos dados e o pagamento da guia GRU você deve fazer o agendamento em um dos postos da Policia Federal, é importante ressaltar que a presença da criança é obrigatória nesse dia.
Não é necessária a presença de ambos os genitores, porém na falta de um deles é necessário apresentar o formulário próprio com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório por autenticidade. Eu acredito ser mais fácil dessa maneira porque no cartório você pode ir qualquer dia e horário, na policia você tem que agendar um horário especifico e nem sempre dá para os dois comparecerem.

Quando ambos genitores não podem comparecer deverá ser apresentada procuração pública específica, autorizando a expedição de passaporte para o menor, outorgada por ambos os genitores a pessoa maior, lavrada em repartição notarial no País ou repartição consular brasileira. Isso é, quando ambos os pais não podem comparecer, não resolve levar o formulário com ambas as assinaturas reconhecidas em cartório, é necessário uma procuração pública específica.

IMPORTANTE:

  • O reconhecimento de firma no formulário e a procuração pública só serão aceitas se forem lavradas há menos de um ano, caso contrário elas expiram.
  • O reconhecimento de firma no formulário deverá ser reconhecido por AUTENTICIDADE, isto é, o genitor deverá assinar o formulário no cartório e será lavrado em livro.
  •  O(s) genitor(es) ou o procurador deverá apresentar seus documentos originais no dia agendado. 
  • Caso a mãe tenha alterado o nome, em razão de casamento, separação ou divórcio, será necessária a apresentação da certidão de casamento para comprovar a maternidade, se no documento do menor conste ainda o nome anterior da genitora.


Para obter mais informações sobre a emissão de passaporte, é só entrar no site da Policia Federal, no link:



Ficou alguma dúvida? Manda pra gente!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu tenho um super-herói!

Uma noite dessas, o Murillo foi nos seus brinquedos e achou um óculos que ganhamos em uma festa, colocou e falou assim:  - Agora eu sou um super-herói!  E foi assim que surgiu o texto de hoje "Os super poderes do meu super-herói!" Ele tem o poder de me deixar feliz com um sorriso.  Ele tem o poder de fazer o meu coração explodir de felicidade. Ele tem o poder de me deixar a noite toda acordada quando quiser. Ele tem o poder de dormir na minha cama todos os dias que quiser. Ele tem o poder do amor incondicional. Ele tem o poder de fazer o melhor carinho do mundo! Ele tem todos os poderes do mundo para fazer da minha vida melhor, todos os dias, a cada gesto ou descoberta nova, desde que chegou só trouxe coisas boas para nossas vidas. Tudo ganhou mais cor e a vida voltou a ser como é para uma criança, uma história só com coisas boas, aprendemos a tirar de cada situação ruim as coisas boas. Esses são os super poderes do filho super-herói.♥ Quem também tem um sup

Inspirações Festa Mickey - Para imprimir♥

Sou super suspeita para falar, eu amo o Mickey. Mas confesso, que jamais tinha pensado em fazer uma festa para o Murillo nesse tema. Então que eu fui procurar algumas ideias e gente, quanta coisa linda, uma mais linda que a outra! Salvei várias! Mas fiquei com um sentimento de quero mais...então talvez vocês encontre um segundo post desse aqui em breve.   Convites♥  mesa do bolo♥ docinhos♥ detalhes♥    chapéu personalizado.   detalhe no guardanapo e suco personalizado centro de mesa♥  lembrancinhas♥ para imprimir♥ Imagens:  Pinterest  E ai mamães quem vai fazer a festa do baby do Mickey?  Eu amei e com certeza vou ter que fazer para o Muri. rs♥  

Algumas Dicas Sobre o Relacionamento com Filhos.

Converse sempre com seus filhos. O diálogo sempre foi e sempre será a melhor saída para as negociações de conflitos.  D ivirtam-se juntos. Planejem passeios ou atividades em família como: assistir a um filme ou a uma peça de teatro, ir à banca de revistas, fazer um piquenique, caminhar em um bosque, programar viagens, entre outras possibilidades. A atividade a ser realizada ou o destino do passeio não são os mais importante. O que importa é estar juntos, é dedicar tempo e atenção, é apreciar a companhia uns dos outros. Faça elogios aos outros. Parabenize sempre que o outro conseguir uma vitória, conquistar uma atitude, apresentar um comportamento adequado e esperado, como usar o banheiro sozinho, lembrar-se de guardar brinquedos sozinho entre tantas outras conquistas dos pequenos.  Diga sempre "eu te amo". Nunca é demais externar sentimentos. Escute as pessoas com tranquilidade e com coração sempre aberto, mesmo que não concorde com o ponto de vista delas. Saiba argumen