Pular para o conteúdo principal

Chocolate - Dizer sim ou não?

   
 A Páscoa está chegando e junto as dezenas de ovos, bombons, brigadeiros e todos os outros derivados desse delícia que enche de água a boca de qualquer mortal. Seja adulto ou criança, todos se derretem pela guloseima e basta a proximidade da data para os pais não saberem o que fazer. Liberar ou proibir o consumo do chocolate? Existe uma medida certa? Será que ele faz bem ou faz mal? Essas dúvidas surgem Páscoa sim e Páscoa também. Para esclarecer alguns pontos, a pediatra do Hospital Leforte, Dra. Denise Bedoni, responde as principais dúvidas.
 
1- A partir de qual idade a criança pode ingerir chocolate?
Orientamos evitar-se a introdução precoce e guloseimas, principalmente chocolate antes de 02 anos de idade, prevenindo manifestação alergênicas.
 
2- O chocolate faz bem ou faz mal?
Oferecido precocemente pode favorecer manifestações alérgicas como manchas na pele, tosse e secreção em vias aéreas. O uso de doces na primeira infância favorece a mudança nas papilas degustativas da língua, alterando precocemente o paladar e induzindo a recusa alimentar de alguns alimentos não adocicados.
 
3-Chocolate em excesso pode causar problemas gastrointestinais. Quais são esses problemas? Quais os primeiros sinais?
Sim. Algumas crianças podem apresentar sensibilidade gástrica como vômito e alterações intestinais, como obstipação alterada com diarréia.
 
4- Existe um limite de consumo permitido?
A partir de 2-3 anos oferecer 1 x/dia-2x/dia, misturado ao leite (diluído ao leite) achocolatados, evitando oferecer puro.
 
5-O chocolate pode desencadear algum tipo de alergia? Como descobrir? Quais os sinais?
Sim. Geral com pápulas (parecido com picado de inseto) ou manchas vermelhas na pele, podendo evoluir para placas com coceira local. Algumas crianças com consumo diário  de chocolate produzem mais secreção em pulmões com tosse persistente.
 
6- Crianças que apresentam intolerância à lactose podem consumir em quantidade baixa? Qual a alternativa?
Evitamos nestas crianças o  aporte de chocolate, por geralmente estar associado a outros leites (c/Lactose). Usar em pequena quantidade e com pouca frequência. Procurar chocolates com puro cacau sem leite.
 
7- As mamães que amamentam devem ficar longe do chocolate?
Sim. Por ser alergênico e mais obstipante pode causar alterações gastrointestinais (retenção de gases), alergias de pele no bebê.
 
8- O chocolate pode inibir a fome das crianças?
Sim. Por ser um alimento calórico pode mascarar o apetite.
 
Divulgação: Rojas Comunicação


E por ai as crianças já comem chocolate? Por aqui eu já ofereci para o Muri, mas procuro evitar, compro pouco e alguns até escondo dele, espero ele dormir para comer, para que ele não fique com vontade! 


Comentários

  1. Nossa esta é uma questão muito polêmica, minha filha só conheceu chocolate após 1 ano de idade (dai fica difícil controlar as avós!) mas deixávamos dar apenas o meio amargo, mas eventualmente. Depois dos dois anos ela conheceu o ao leite e o branco, porém a preferência dela é pelo meio amargo (felicidade da mãe). Depois desta idade em casa não proibimos, mas ela sabe que é só no final de semana e um pedaço que outro. Ela até já se acostumou (agora tem 4 anos) e diz que porcarias é só no final de semana.
    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Eu tenho um super-herói!

Uma noite dessas, o Murillo foi nos seus brinquedos e achou um óculos que ganhamos em uma festa, colocou e falou assim: 
- Agora eu sou um super-herói! 
E foi assim que surgiu o texto de hoje "Os super poderes do meu super-herói!"


Ele tem o poder de me deixar feliz com um sorriso. 
Ele tem o poder de fazer o meu coração explodir de felicidade.
Ele tem o poder de me deixar a noite toda acordada quando quiser.
Ele tem o poder de dormir na minha cama todos os dias que quiser.
Ele tem o poder do amor incondicional.
Ele tem o poder de fazer o melhor carinho do mundo!
Ele tem todos os poderes do mundo para fazer da minha vida melhor, todos os dias, a cada gesto ou descoberta nova, desde que chegou só trouxe coisas boas para nossas vidas. Tudo ganhou mais cor e a vida voltou a ser como é para uma criança, uma história só com coisas boas, aprendemos a tirar de cada situação ruim as coisas boas.

Esses são os super poderes do filho super-herói.♥


Quem também tem um super-herói por ai?  É tudo iss…

Inspirações Festa Mickey - Para imprimir♥

Sou super suspeita para falar, eu amo o Mickey. Mas confesso, que jamais tinha pensado em fazer uma festa para o Murillo nesse tema.
Então que eu fui procurar algumas ideias e gente, quanta coisa linda, uma mais linda que a outra! Salvei várias!
Mas fiquei com um sentimento de quero mais...então talvez vocês encontre um segundo post desse aqui em breve. 

 Convites♥




 mesa do bolo♥



docinhos♥







detalhes♥  
 chapéu personalizado.
detalhe no guardanapo e suco personalizado

centro de mesa♥ 

Começando com as Vitaminas!

E mais uma da Consulta com o Pediatra no dia 08/01. Murillo está abaixou do peso e do tamanho para sua idade, bem assim na lata, ele não está MUITO abaixo do peso, mas já é uma margem a se considerar e não é porque ele não come, é porque ele não para o moleque é ligado no 220w, vocês não tem noção.  (Bem lembrado, esqueci de falar isso para o pediatra!)

Ele não para 1 minuto, nem para comer, eu tento, mas sempre sou eu que to correndo atrás para comer, pedi tudo o dia todo, fruta, leite, bolacha TUDO, adora legumes e verduras, ama comer seu alface só com um salzinho e adoro ficar beliscando uma maçã, um morango, ele é louco por BANANA, adora vitamina e tudo o que for comida. Nunca rejeitou nada, como super bem, acorda toma mamadeira, e depois de 1 hora come umas frutinhas, almoça, dorme, toma uma lanchinho a tarde, e mais fruta, mais bolacha, janta, mamadeira e dorme. Não vejo porque ele não engorda, deve ser pelo o que eu comentei, que ele não para 1 minuto se quer.  

E então já que el…