2013

E quando a gravidez na adolescência é planejada?

08:00

Eu participo de alguns grupos de Mães Adolescentes no Facebook, para trocar experiências, conhecer novas histórias e tudo mais. E hoje rolou uma polêmica MUITO grande sobre planejar a gravidez na adolescência, esse é um assunto muito polêmico. 

Porque antigamente era muito comum as meninas casarem cedo e ter filhos muito cedo, porém, antigamente o mundo era muito diferente, o valor das coisas, o dia a dia tudo muito diferente! E o que aconteceu no grupo para causar uma discussão, foi que, as meninas que foram mães por acidente ou já são mães aconselharam a menina que queria ser mãe com 15 anos a esperar mais um pouco, com os seguintes argumentos: (os quais eu concordo muito!) 



- Ser mãe não é brincar de boneca, requer muito tempo, dedicação, noites sem dormir. Sem contar que um bebê/criança requer um gasto alto, isso temos que concordar. 

- Que ela deveria pensar primeiro nos seus estudos, se estabilizar e depois quem sabe formada, com um emprego bom, ser mãe e assim realizar o seu tão sonhado sonho. 

Bom, eu não sei as condições que a menina tem e nem procurei saber, simplesmente eu contei da minha experiência. Somos jovens, não tão jovem como ela, fomos pais por acidente, foi MUITO difícil em vários pontos abrir mão de algumas coisas (intercâmbio, estudos, viagens, amigos e etc), nosso relacionamento mudou muito e a mudança da casa dos pais. Graças a Deus temos um condição muito boa financeiramente, disso não podemos reclamar. 


Mas essa questão me fez ficar pensando, o que leva uma menina de 14 anos querer ser mãe aos 15 anos, lá ela contou que já tem casa e é noiva. Bom eu sou noiva do Rapha a 3 anos estamos juntos, mas não sei o dia de amanhã, nos amamos muito, faço tudo e quero muito que esse relacionamento dure por toda vida, mas e se não durar? Acho que só pensaria em ter um filho com alguém depois de uns 3 ou 4 anos de casados morando junto, como eu falei na postagem anterior Descobrindo os defeitos um do outro!  não é fácil ter um relacionamento tão sério assim, namorar é sempre mil amores, agora assumir um compromisso é totalmente outra coisa. 

Com 15 anos eu pensava e fazer um festa fantástica de debutante, viajar com os meus amigos na formatura do 8º ano, fazer um intercâmbio de 1 ano, estudar inglês e dormir a tarde toda quando chegasse da escola. Ah, também amava ir para o shopping com meus amigos, comer besteira e ver filmes! 
Coisas que como mãe você não pode fazer, jamais irá dormir uma tarde toda se o bebê não dormir, nem passar um dia todo comendo besteira e vendo filme se o bebê não quiser. rs

Porque se planejar uma gravidez na adolescência? Não quero julgar, mas eu não seria a favor da minha filha fazer isso, aconselharia e mostraria o quanto ela ainda deve aprender antes de ser mãe. 

Afinal um bebê, não é uma boneca! 

O que vocês acham meninas? Já ouviram algum caso assim?
 

You Might Also Like

29 comentários

  1. Amei o texto, a minha mãe engravidou aos 17 anos, já morava com meu pai e ainda assim foi um choque, já que ela se prevenia. Eu fui mãe aos 25, já casada a um ano, e sempre digo que ninguém na verdade está pronta pra ser mãe, eu cuidei de muitos bebês antes do meu filho e achava que seria moleza, mas não foi. Não só pelo trabalho em si que todos dão, mas pelo susto que levei várias vezes desde que ele nasceu, ele quase morreu por irresponsabilidade médica aos 7 dias de nascido, aos 5 meses teve uma pneumonia, aos 10 uma bronquiolite e até hoje com 3 anos ele ainda quase me mata do coração. É um amor avassalador, que me faz trabalhar demais pra sustentá-lo, pra dar de tudo pra ele. E não me imagino encarando tudo isso tão jovem, muito menos planejar passar por isso tão jovem. A minha mãe passou por muita coisa pra criar tão bem quanto me criou e hoje é sem sombra de dúvidas a minha melhor amiga, e eu sem modéstia nenhuma sei que sou uma boa filha graças a criação que ela me deu. Mas duvido que ela faria tudo novamente se ela pudesse planejar. bjusssssssssss

    http://umdivapara3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila, já estou te seguindo se puder retribuir blog:http://cantinhodosmakes.blogspot.com.br/
    Canal:http://www.youtube.com/channel/UCHjo8sQZbh5MUHWcBfVb5GQ
    Eu casei Grávida, com 7 meses de gestação tinha 21 anos, no começo sentia vergonha por te engravidado antes de casar, com o tempo fui aceitando, pois se tivesse evitado não teria acontecido, hoje meu filho tem 9 anos estou casada a 10 e feliz. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu acho um absurdo planejar ser mãe tão jovem, chega a ser irresponsabilidade,pois a primeira coisa que pensamos quando queremos ter um filho é se temos condições financeiras e psicológicas para criar esse filho. Claro que quando é acidente não tem como escapar...EU sempre quis ser mãe, mas jamais pensei em ter esse filho antes dos 25 anos!

    ResponderExcluir
  4. Amei Camila. Não sou a favor de uma adolescente planejar uma gravidez por inúmeros motivos: emocional, financeiro e psicológicos. Mas sou completamente a favor de uma menina que engravida na adolescência e decide por ter a criança e ser mãe de verdade.
    Texto bem reflexivo.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Gravidez na adolescência não é viável e nem recomendável.
    Tem muita coisa pra viver ainda.
    Mas se vier é benção.
    Papo de Mãe - Toninha Borges
    Educar - o primeiro paso - Toninha Borges

    ResponderExcluir
  6. Gente, como compreender a cabeça dessas crianças que querem se sentir adultas tão cedo?
    Querem buscar pra si uma responsabilidade que vai durar a vida inteira e nem sempre um adulto consegue dar conta dessa responsabilidade.
    Elas não tem noção da realidade, com certeza!

    http://oprincipedavi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também não sou a favor, mas se ela quer, ela vá
    As vezes é um sonho que a menina já tem
    Depois ela arca com as consequencias
    Uma ótima semana
    Bjkas
    Leteia Bispo – Segredos da Luma

    ResponderExcluir
  8. Eu fui mãe cedo e por acidente , se pudesse eu esperaria ter mais maturidade para poder ter meus filhos , não sou favordo planejamento na adolescencia não, por N motivos , adolescente tem que curtir , afzer coisa errada , estudar , sair ir pra balada coisa que mãe não pode, pq querendo ou não vc é exemplo, filho que nem vc disse não é boneca , tem que cuidar da de comer e tudo , se fosse minha filha tentaria tirrar essa ideia a todo custo da cabeça dela , pois não é fácil ser mãe , e responsabilidade que vc leva pro resto da vida , enfim sou contra
    Beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Aaaaah eu concordo plenamente, eu estou com 20 anos, minha gravides nao foi planejada, nao foi facil, eu to estava namorando a 5 anos e meio, mas msm assim foi oq vc falou, namorar é OTIMO,mas graças a Deus deu tudo certo, noivei e casei tenho um marido otimo, um relacionamento otimo mas é aquela coisa nunca sabemos o dia de amanha.
    Se eu com 20 anos me sinto uma adolecente imagine oque eu acho dela com 15?
    respondido né? srsr
    bjoo

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu adoreei essepost,e uma coisa me veio na memoria,ra meu sonho engravidar na adolescencia,pra seria um maximo hehehe Mas seei la,acabou que foi minha irmã e duas gravidas nao dava neh!!!

    Adoreei o post é bem interessante,mas infelizmente tem meninas que não tem muito juizo sabe,o jeito é colocar nas mãos de Deus!!!

    ResponderExcluir
  11. Sou totalmente contra, primeiramente ela não tem maduridade para decidir essas coisas, como vc disse filho não é brincadeira, gera custos financeiros, mais ainda emocionais, psicologicos. É diferente quando aconteçe sem a intenção simplesmente acontece e a adolescente tem que buscar a maturidade, a responsabilidade e buscar ser uma boa mãe, isso sim bacana e mostra crescimento pessoal. Bjos
    Tatty Nunes - Mãe de Primeira Viagem

    ResponderExcluir
  12. Nossa que tema legal que você abordou, eu também sou totalmente contra, estou na primeira gravidez mais tenho 26 anos, sou formada e pós graduada, estou no mesmo trabalho a 10 anos, meu marido também é formado pós graduado e tem o escritório dele, e olha não é fácil, casamento e filhos não é brincadeira.
    Eu fico de cara hoje em dia começam a namorar já colocam no Facebook ai que vamos casar q não sei o que e já ficam noivos.
    Aconteceu um caso na minha família de uma menina no seu aniversario de 15 anos os pais descobrirem que ela estava gravida, ai não fico mais junto com o pai da filha, ja está no terceiro namorado , e pros pais tudo é lindo, eu acho q muitas vezes falta é o pai e a mãe mostra como que é a vida, pq eles cuidando da filha pra ela, tá ótimo né, quero ver quando tive contas pra pagar, que o bebê não dorme, que chora, que você tem q acordar no outro dia pra trabalhar, casamento é uma bênção mais nem todo dia é um mar de rosas.
    bjosssssssss

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que na verdade ela é uma criança idealizando uma vida de conto de fadas, onde ela sonha que ser mãe e casada vai preencher as lacunas que provavelmente existe em sua vida. Não posso dizer o que ela deveria ou não fazer, mais a vida exite pra ser vivida, uns aprendem cedo outros não.
    Não acho que a culpa são dos pais dessa menina, pois os pais criam e ensinam qual o caminho deve ser seguido e chega uma idade em que os pais não seguram mais, só que já cumpriram o seu papel de educar.
    Eu posso idealizar uma coisa para os meus filhos mais cabem a eles fazer o caminho deles.
    Bjs e ótima postagem
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. É...esse assunto é bem polêmico...
    Minha gravidez não foi planejada,me vi abrindo mão de faculdade,festa de casamento,lua de mel e tudo mais...
    Com 7 anos de relacionamento nos vimos com tudo revirado e de pernas pro ar!
    Hoje estamos casados,moramos com meus pais,e anoq ue vem se Deus quiser vamos nos mudar pra nossa casinha,mas não é fácil....não mesmo!
    A maioria dessas meninas só dão ouvidos aos conselhos que damos quando já é tarde...acham que com a gravidez vão ganhar mais crédito com a sociedade,liberdade com os pais e prender o pai ao relacionamento.,..
    Se fosse fácil assim né..

    ResponderExcluir
  15. Também não sou a favor, e menos ainda se fosse com minha filha... essa situação aconteceu bem próximo a nós pois a mulher do meu primo tem 15 anos, engravidou e teve a filha com 14 e não foi por acidente, ela quis.
    Apesar de os dois estarem morando juntos, serem super maduros e terem um relacionamento sólido até o momento. Não foi fácil pra eles e ainda não tem sido pois agora que deveriam estar terminando os estudos, começando a estabilizar a vida... já estão enfrentando a dureza de um casamento a rotina de uma casa e a responsabilidade de criar a filha e o pior com a intromissão e palpites dos pais, tios etc etc
    Hoje em dia temos visto muitas meninas de 13, 14 anos dizerem que sonham em ser mães, isso me assusta muito pois sem estrutura e amadurecimento para educar um filho, cada vez mais teremos seres despreparados para o futuro de nosso pais

    Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  16. rs, eu sonhei em ser uma mãe adolescente, mas nunca rolou, rs
    Dá pra acreditar nisso?!!!!
    Mas tudo a seu tempo.Se a pessoa tiver recursos e estiver com a cabeça no lugar, por que não?
    Mas que esteja ciente das responsabilidades.

    Beijocas, Cléo Moretti
    Dona Maricota Feliz

    ResponderExcluir
  17. Eu morria de medo de ser mãe na minha adolescência, me cuidava ao máximo.
    Acho que nosso corpo não esta bem formado ainda nem nossas cabecinhas.
    bjs
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  18. Nossa 15 anos e ja pensando em ser mãe, eu tive minha filha agora com 20 e todo mundo acha cedo rs, Acho que uma menina de 15 anos não tem estrutura para ser mãe , como todos dizem mais a gnt só aprende quando um filho nasce ser mãe não é brincar de boneca é muita responsabilidade é abrir mão de baladas e coisas que uma menina de 15 anos esta começando a curtir

    ResponderExcluir
  19. amiga eu queria ser sim mãe com 15 anos só para crescer junto com minha filha
    pode isso, pois era um sonho meu
    e que nunca achei que fosse ruim mesmo perdendo muita
    coisa

    linda noite bjs


    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  20. Eu tb não concordo em uma menina de 15 anos planejar ser mãe...
    Tem tanta coisa pra viver, pra estudar, conhecer...
    Assim como as meninas já falaram tem tantas coisas necessárias a uma criança e a maturidade com certeza é uma delas...
    Claro que se acontece por acidente o papo é outro, mas assim por planejar é absurdo, bjs

    ResponderExcluir
  21. Camila esse é realmente um assunto mto delicado, eu n concordo que nenhuma mulher tenha filhos mto cedo de forma planejada, pois mesmo que seja casada e tudo mais, temos que aproveitar a vida e viver um pouco antes de se entregar ao um serzinho totalmente dependente...

    ResponderExcluir
  22. Tudo tem seu tempo, para que adiantar o tempo, nessa idade tem tantas coisas para fazer, estudar, viajar, curtir a vida. Uma criança não é uma boneca já dizia minha mãe.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu acho que tem idade pra tudo. Acho que não se deve planejar uma gravidez aos 15 anos não. Acho idade precoce até pra noivar. Acho que essa idade a menina deve namorar, estudar, principalmente pensar nos estudos, ter um bom futuro, para ai sim pensar em construir uma família. Amadurecer como mulher e tudo mais. Quando acontece sem planejar, tudo bem, agora é assumir a gravidez, fazer o melhor para essa criança, mas acho que cada coisa tem sua hora. beijo
    Viva verde, Viva bem! Visite!

    ResponderExcluir
  24. Eu não concordo também, ser mãe não é uma brincadeira de bonecas, que se cansar pode parar de brincar. E algo muito sério, requer amor, paciência, dedicação,carinho, abrir mão de muitas coisas, liberdades, passeios, viagens e tudo mais.
    E como falou namorar é uma coisa, casar é outra coisa, tem que ter muito amor e conversar sempre, para não cair na monotonia e falta de carinho, pois com a chegada do filho o mundo começa a girar em volta dele, e devemos ter tempo para tudo.
    Boa reflexão e ótimo ponto de vista. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  25. Ótimo post querida ... tb sempre quis ter filhos cedo .. acho que isto está atrelado as vezes com o fato da gente não ter tido a devida atenção e tal ... e as vezes sentimos isso da necessidade de fazer e/ou ter por tabela o que não tivemos .. claro que é um grande equivoco .. hoje dou graças a deus não ter podido ter ... pois não é moleza .. é que fantasiamos e vemos só o lado bom ... é pura falta de orientação etc .. bjs

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Realmente isso causa muita polêmica, também não aconselharia ninguém a ter um filho tão cedo assim, elas pensam que é tudo fácil não é possível, fora a responsabilidade de uma casa e tudo mas, como vc disse essa idade é pra pensar no futuro nos estudos
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho 17 anos e meu namorado 24 e atualmente pensamos em ter um filho. Reconheço que é cedo mas nós queremos muito, apesar de nova eu acho que estou preparada para ser mãe e esposa, mas ainda tenho muitas dúvidas pois reconheço que é uma decisão seria e que deve ser tomada com responsabilidade. Será que podem me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as pessoas só sabe julgar se vc quer ter filho nova corra atras de seu sonho se prepare e relaxe que vem minha esposa engravidou aos 17 e foi planejada hoje tem 21 e somos felizes e satisfeito com a educação de nosso filho.

      Excluir
    2. as pessoas só sabe julgar se vc quer ter filho nova corra atras de seu sonho se prepare e relaxe que vem minha esposa engravidou aos 17 e foi planejada hoje tem 21 e somos felizes e satisfeito com a educação de nosso filho.

      Excluir

Obrigada pela visita!