Mãe e Estudante - Faculdade. Como conciliar?

19:17



O maior medo dos pais de uma mãe adolescente é que ela perca as chances para o seu futuro, isso significa perder os estudos. Quem me acompanha desde o inicio, viu que eu postei aqui sobre como fiz para terminar os meus estudos escolar, pois engravidei ainda no 2º colegial do Ensino Médio. 

E assim vem a faculdade. A tão sonhada época da faculdade para todo adolescente. 
Posso confessar que eu realmente não queria voltar a estudar, preferia parar por um ano para esperar o Murillo crescer mais um pouco. Porém, eu trabalho numa empresa da minha vida e quanto mais a gente se aprimorar sobre os assuntos e ter um diploma mais bem reconhecido no mercado você vai ser. 

Pesquisei muito sobre o assunto durante uns 2 meses, para encontrar um tipo de faculdade que eu pudesse cursar, mas que eu não abrisse mão do tempo com o Murillo e que se encaixa-se no meu dia-a-dia e horários. 

Como quem procura acha, achei um perfeito Faculdade Semi-presencial

Como funciona? 
Você cursa uma graduação de 4 anos, como se fosse um curso presencial, porém todo o material está online no site da faculdade escolhida, você pode tirar dúvidas com o professor por e-mail a qualquer horário e também tem vídeos e textos para te ajudar. 
Tem uma aula presencial por semana, que muda conforme o semestre na faculdade que eu escolhi, por exemplo, no 1º semestre foi de segunda as aulas, no 2º semestre de terça e assim vai. 

Não isso não é um técnico ou curso, é uma FACULDADE mesmo. Graduação de 4 anos. 
Você tem exercícios online para entregar todo semestre, trabalhos e provas presenciais aos sábados na faculdade.  

Uma vantagem e que acho que é para todas as mães independente da idade é poder estudar de casa a noite de madrugada quando der, e ter que ir só um dia por semana a faculdade. Isso é tudo de bom! 


Eu acabei trancando por 6 meses, porque veio a mudança, escola e adaptação do Murillo e a babá dele que parou de trabalhar. 
Mas a melhor noticia de todas é essa to voltando, segunda para me desdobrar em mil e terminar esse curso com o maior prazer do mundo. 

Pra quem me acompanha sabe mais ou menos da minha rotina..é assim: 
       - Eu cuido do Murillo pela parte da manhã (porque não tenho com quem deixar mais.) E também pode ser um horário que eu consiga ver alguma coisa da faculdade. 
       - Trabalho das 14h as 17h para ajudar na empresa. 
       - Pego o bebê na escola, vamos para casa...e daí varia do dia, mas sempre dou uma arrumada na casa, lavo umas roupas e coloco para secar, faço janta ...como o Murillo agora vai para escola dorme entre umas 21h ou 22h, vou dormir geralmente umas 00h vendo tv e me distraindo com Facebook o que não agrega nada na minha vida. 
Ou seja, a noite tenho mais um tempinho para me dedicar as faculdades. 

No dia da aula presencial o maridão (que não quer estudar) vai olhar o bebê pra mim e cuidar das coisas da casa. 

Estou com a faca e o queijo na mão e quero muito me formar e ter o meu diploma, não só nesse curso que estou fazendo. Quero ainda me especializar em outras áreas aqui da empresa, afinal, dono tem que saber de tudo né?  

A maioria das faculdades que eu conheço tem cursos a distância para Graduação, mas não são todos os curso, por isso é sempre bom pesquisar. 
Os preços são 50% mais barato do que um presencial. 

E vocês mamães são formandas? Estão como eu se desdobrando para se formar?  Dicas?  Sugestões de faculdade? 
Deixem suas opniões! 

You Might Also Like

16 comentários

  1. Oi Cah,
    Então... Já inicie duas faculdades semi presenciais e desisti. Hoje estou cursando uma presencial, o que me faz ficar apenas a parte da manhã com o meu baixinho.
    Na parte da manhã fico com ele, a tarde vou pra faculdade e a noite trabalho.
    É mto dificil, pq além de tudo tenho mta coisa pra estudar em casa. Durmo em torno de 4 a 5 horas por dia, ou menos.
    Mas eu penso que o que estou fazendo é para nosso próprio bem principalmente para assegurar um futuro melhor ao meu pequeno que está com dois anos.

    ResponderExcluir
  2. menina eu amo faculdade a distancia
    estava cursando mais precisei parar
    por dificuldades mesmo da faculdade
    ainda não voltei mas pretendo
    super indico pela facilidade de nós mamães

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, eu acho uma ótima opção para quem tem organização e disciplina o quenão é o meu caso. kkk. Acho que comigo não funcionaria. Mas acho que vale muito a pena fazer uma faculdade e se aprimorar! Isso aí vai e frente!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. oláaa me segue também?

    http://umpoucodeviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila! Faculdade a distância é uma ótima opção e eu tb considero a hipótese de fazer uma segunda graduação desse jeito, me formei há dez anos em biologia, trabalhei uma época em laboratório, mas hoje já não me imagino mais trabalhando com a mesma coisa. Boa sorte no seu curso, vc vai tirar de letra!
    beijo
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila!!

    Também fui mãe jovem e abandonei a faculdade de Pedagogia no meio. Fiquei um ano e meio parada em casa. Morava com meus pais, então pra ajudar arrumava a casa e ficava com a Maria. Ano passado coloquei ela na creche e comecei á tomar conta de uma empresa da família também. Morro de vontade de fazer uma administração, pra ajudar aqui também pois nem eu nem minha irmã temos, administramos tudo no escuro! Mas falta tempo. A Maria está com dois anos, todos dizem que ela vai crescer e vai chegar a minha hora, pra mim ter calma. Mas sou ansiosa, ás vezes parece que vai demorar um século. KKKK Fora que com a faculdade, melhoraria a vida dela também. Mas como não tenho com quem deixar, fico esperando.
    Hoje eu já sai da casa dos meus pais, então além da empresa tem todos os outros serviço de mulher, esposa e dona de casa né?!
    Desejo uma boa sorte no seu curso, você vai adorar!!! Quando fazia a faculdade de Pedagogia não gostava muito, tinha dias que não entrava, ia só pra ficar conversando. Hoje eu sinto MUITA falta. Por isso, digo pra você aproveitar pois são poucos que têm essa oportunidade! ;)

    ResponderExcluir
  7. Eu abandonei 2 faculdades uma de Letras(essa me arrependo) e a outra de Turismo e hotelaria( essa não me arrependo pq os horários que, geralmente, se trabalha nessa área não coincidem com as ferias das crianças) mas agora estou pensando em voltar e cursar uma semi-presencial. Vamos ver se dou conta ;)

    Beijos,
    #amigacomenta
    www.maebivolt.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou formada, mas se desdobrar faz parte de ser mãe kkkk
    Trabalho meio período, mas na minha profissão acabo levando muito trabalho pra casa... Enfim meus trabalhos ficam com as assinaturas deles kkk
    Boa sorte!!
    Bjs,
    Mari
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Eu engravidei ainda na faculdade e entreguei minha monografia quando o Vítor tinha 1 ano e meio. Foi puxado e corrido, mas valeu a pena. Hoje em dia até tenho vontade de fazer uma pós ou outra facul, mas com dois filhos pequenos ainda não animo. Quem sabe em breve? Parabéns e siga em frente!

    Bjs
    Tati
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  10. Não terminei o segundo grau(era assim que se chamava no meu tempo) rs. Ensaiei voltar mas te juro que falta muiiiita força de vontade, quem sabe me animo depois de ler o teu pos, me encontro por enquanto no time da Chris Ferreira... hehehehe. Vai enfrente que vc chega lá.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  11. Oiii... :)
    Nossa, esse post foi tudo que eu estava precisando! *-* rs
    Também quero muuuito me formar, e sempre penso em deixar meu bebê (isso é uma tortura pra mim). :/
    Ele só tem 2 meses, quero curtir esse primeiro aninho dele comigo para só então começar a fazer faculdade. (: Não vejo a hora!! rs
    Adorei o post pois também estava pensando em fazer uma faculdade assim.
    E agora, me decidi meeeesmo! kkk

    Bjsss :**

    ResponderExcluir
  12. Camila, eu tô naquela fase que a gente não sabe o que faz, sabe?? Morro de vontade de voltar a estudar, mas tbm planejo ficar o maior tempo possível com o João em casa... Meu namorido trabalha e faz facu e eu fico só com o João o dia todo. Esse ano ainda não tem possibilidade, mas ano que vem quero arriscar! Boa sorte pra vc e se puder dá uma passadinha no meu blog!

    http://joaozinemaria.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tive o Davi aos 17. Ele já tá com 6 meses, uma fofura! Esse mês início em uma faculdade Semi presencial, estou feliz demais! Espero que tudo de certo a todas nós.

    Beijo Larissa

    ResponderExcluir
  14. Olá meninas. Estava de bobeira pesquisando coisas relacionadas a esse assunto:faculdadeXmaternidade.comecei minha faculdade estando grávida de 4 pra 5 meses em uma faculdade semi presencial tbm, com predominância presencial, pois eu seleciono minha grade de horários. Geralmente fico com 3 dias presenciais e umas duas disciplinas onlines. Porém, tive dificuldades no segundo semestre,quando minha filha nasceu. Fiquei 40 dias de licença a maternidade e cai de para quedas no semestre.Reprovei uma matéria e passei raspando nas outras. Eu cuido sozinha da minha filha o dia todo e quando preciso ir a faculdade, deixo com minha mãe. O problema é quando preciso estudar em casa para as provas. Meu tempo é quase todo pra minha filha. Tenho medo de ter que trancar , pois não quero atrasar minha formatura. Penso quando eu tiver que fazer estágio tbm, parece bem complicado. Meu marido trabalha o dia inteiro, me ajuda como pode com a nenem. Nao sei se consegirei conciliar tudo isso.

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas. Estava de bobeira pesquisando coisas relacionadas a esse assunto:faculdadeXmaternidade.comecei minha faculdade estando grávida de 4 pra 5 meses em uma faculdade semi presencial tbm, com predominância presencial, pois eu seleciono minha grade de horários. Geralmente fico com 3 dias presenciais e umas duas disciplinas onlines. Porém, tive dificuldades no segundo semestre,quando minha filha nasceu. Fiquei 40 dias de licença a maternidade e cai de para quedas no semestre.Reprovei uma matéria e passei raspando nas outras. Eu cuido sozinha da minha filha o dia todo e quando preciso ir a faculdade, deixo com minha mãe. O problema é quando preciso estudar em casa para as provas. Meu tempo é quase todo pra minha filha. Tenho medo de ter que trancar , pois não quero atrasar minha formatura. Penso quando eu tiver que fazer estágio tbm, parece bem complicado. Meu marido trabalha o dia inteiro, me ajuda como pode com a nenem. Nao sei se consegirei conciliar tudo isso.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Fui mãe aos 22! Resolvi fazer um tecnólogo a distância, mas não tinha desistido de cursar Psicologia, integral. Meu marido é engenheiro mecânico e perdeu o emprego (eu trabalhei por 1 mês após licença e férias, resolvi sair e cuidar da pequena), com isso ele tentou uma vaga em Caldas Novas como vendedor. Sou de Uberlândia, MG. Até fevereiro não saberemos se vamos ir para Caldas ou ficar em Uberlândia. Começarei o cursinho no começo de 2018 e prestarei para a UFU e UFG (que é em Catalão e terei que viajar todos os dias). Enfim, tenho pensado muito em separar do marido, não quero mudar de cidade, a família dele mora em Caldas e mesmo que tentem ajudar, há muita intromissão que acham normal, sinto que ficarei deslocada, como já acontece por diversas vezes nas visitas prolongadas (estou em Udi e o marido no periodo de experiência em Caldas).
    Minha filha, Cecília, ficará sem ir para creche até o fim de 2017, mas penso muito como farei se largar, para morar sozinha, fazer uma faculdade em período integral, pagar aluguel e sem trabalhar, já me desdobrei e não quero deixar meu sonho de lado mais uma vez!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!