Pular para o conteúdo principal

Dipirona ou Paracetamol?

Murillo teve febre essa semana, começou no domingo a noite e acabou na terça-feira, ainda não descobri porque, foi só febre mesmo, comeu bem, brincou e tudo mais. Nenhum alteração no comportamento dele.  
Domingo a noite eu dei paracetamol (TYLENOL), e domingo a noite fiquei até as 4 da manhã para esperar algum resultado do remédio. Como a febre voltou de manhã e ainda não tinha dado as 12 horas para poder dar o paracetamol de novo eu dei a Dipirona, não a bebê que também acho que não faz efeito rápido, a normal. 
Vou confessar que eu gosto mais da Dipirona, acho que é mais rápido o efeito e acho o Tylenol mais doce do que remédio. 

Achei uma reportagem que fala melhor sobre os dois, no blog Efeito Saúde

Paracetamol
Este medicamento é uma opção segura, de uma forma geral, para todos os pacientes, independente de idade, desde que usado em doses terapêuticas (ou seja, nem abaixo do recomendado - assim não fará efeito desejado; nem acima - podendo levar a uma intoxicação). 
Pessoas com problemas no fígado devem ter cuidado maior quando foi utilizar o medicamento. Sabe-se que quando for usado em doses altas e/ou o tratamento for a longo prazo este medicamento pode causar problemas hepáticos. Portanto, pessoas que possuem algum tipo de problema no fígado, são fãs de bebidas alcoólicas e tomam uma série de medicamentos de uso contínuo devem prestar mais atenção quando usar esse medicamento. 

Dipirona 
A dipirona é tão eficaz quanto o paracetamol, porém tem sido o medicamento de segunda escolha pelos médicos. Inclusive a dipirona é proibida em alguns países devido ao seu histórico de problemas sanguíneos, como anemia aplástica, agranulocitose além de reações dermatológicas e distúrbios gastrointestinais. 


Comparando-se um e outro, conclui-se que:

* O perfil de segurança do paracetamol é maior, por isso é o medicamento de primeira escolha;
* Paracetamol é últil no manejo de dor e febre e pacientes de todas as idades, desde que usado em doses terapêuticas;
* Pacientes devem ser educados em relação ao limite da utilização do paracetamol em condições de alto risco;
* Os problemas sanguíneos relacionados ao uso da dipirona são raros, porém é independente da dose, por isso de difícil prevenção, sendo assim não deve ser utilizado como primeira escolha. 


No dia a dia da farmácia todos os dois são amplamente vendidos. Todo medicamento pode apresentar efeitos adversos e deve ser utilziado com cuidado e sempre sob orientação de um profissional de saúde. Converse com meu médico ou farmacêutico e veja qual dos dois é o mais indicado no seu caso, jamais o utilize por conta própria. Aqui estou esclarecendo seu uso e destacando apenas seus principais pontos, a escolha adequada de um ou outro é mais complexo que isso.

E vocês meninas o que usam?  

Comentários

  1. Oi, Camila!! Como vcs estão?? Final de ano, correria no trabalho, fiquei um tempo OUT da blogosfera materna! Mas estou de volta! Então, as médicas para as quais fiz esta pergunta me disseram exatamente o que você observou, que a Dipirona faz efeito mais rápido e por mais tempo... O paracetamol elas quase nunca indicam... A não ser que seja uma febrinha fraquinha... :) Um beijo grande em vcs!!

    ResponderExcluir
  2. O pediatra da minha filha indica dipirona!!

    Aproveito para te convidar para participar de um blog novo, que faco parte do projeto.... chama lOOK DO DIA BEBE, que divulga look e dicas reais, com nossos filhos como modelo!!!!

    Vale a dica e miha filhota ja esta la (e a Giovanna) kakakakak....

    lookdodiabebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa flor..se tem um remedio que eu odeio com todas as forças da minha alma, é o Tylenol, nunca vi ele fazer efeito em nenhuma criança q conheço, no meu filho só tentei uma vez p nunca mais.. um amigo q é medico me disse que ele é só corante e que nao indica a ninguem porque nao tem nenhuma eficiencia.. Uma prima que formada em enfermagem me disse que nos hospitais só usam dipirona e que o tylenol é apenas propaganda... sou uma anti-tylenol assumida kkkk...bjm

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Eu tenho um super-herói!

Uma noite dessas, o Murillo foi nos seus brinquedos e achou um óculos que ganhamos em uma festa, colocou e falou assim: 
- Agora eu sou um super-herói! 
E foi assim que surgiu o texto de hoje "Os super poderes do meu super-herói!"


Ele tem o poder de me deixar feliz com um sorriso. 
Ele tem o poder de fazer o meu coração explodir de felicidade.
Ele tem o poder de me deixar a noite toda acordada quando quiser.
Ele tem o poder de dormir na minha cama todos os dias que quiser.
Ele tem o poder do amor incondicional.
Ele tem o poder de fazer o melhor carinho do mundo!
Ele tem todos os poderes do mundo para fazer da minha vida melhor, todos os dias, a cada gesto ou descoberta nova, desde que chegou só trouxe coisas boas para nossas vidas. Tudo ganhou mais cor e a vida voltou a ser como é para uma criança, uma história só com coisas boas, aprendemos a tirar de cada situação ruim as coisas boas.

Esses são os super poderes do filho super-herói.♥


Quem também tem um super-herói por ai?  É tudo iss…

Inspirações Festa Mickey - Para imprimir♥

Sou super suspeita para falar, eu amo o Mickey. Mas confesso, que jamais tinha pensado em fazer uma festa para o Murillo nesse tema.
Então que eu fui procurar algumas ideias e gente, quanta coisa linda, uma mais linda que a outra! Salvei várias!
Mas fiquei com um sentimento de quero mais...então talvez vocês encontre um segundo post desse aqui em breve. 

 Convites♥




 mesa do bolo♥



docinhos♥







detalhes♥  
 chapéu personalizado.
detalhe no guardanapo e suco personalizado

centro de mesa♥ 

Começando com as Vitaminas!

E mais uma da Consulta com o Pediatra no dia 08/01. Murillo está abaixou do peso e do tamanho para sua idade, bem assim na lata, ele não está MUITO abaixo do peso, mas já é uma margem a se considerar e não é porque ele não come, é porque ele não para o moleque é ligado no 220w, vocês não tem noção.  (Bem lembrado, esqueci de falar isso para o pediatra!)

Ele não para 1 minuto, nem para comer, eu tento, mas sempre sou eu que to correndo atrás para comer, pedi tudo o dia todo, fruta, leite, bolacha TUDO, adora legumes e verduras, ama comer seu alface só com um salzinho e adoro ficar beliscando uma maçã, um morango, ele é louco por BANANA, adora vitamina e tudo o que for comida. Nunca rejeitou nada, como super bem, acorda toma mamadeira, e depois de 1 hora come umas frutinhas, almoça, dorme, toma uma lanchinho a tarde, e mais fruta, mais bolacha, janta, mamadeira e dorme. Não vejo porque ele não engorda, deve ser pelo o que eu comentei, que ele não para 1 minuto se quer.  

E então já que el…